Regulamento

REGULAMENTO DO TORNEIO INTERNACIONAL

CIDADE DE SÃO PAULO – FUTEBOL FEMININO – 2012

DA DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

Art. 1º ­- O Torneio Internacional – Cidade de São Paulo – Futebol Feminino, da temporada de 2012 será disputado pelas 04 (quatro) seleções que integram, na forma deste regulamento e da tabela de jogos composta de locais, datas e horários previamente definidos.

Art. 2º - A Federação Paulista de Futebol (FPF) detém todos os direitos relacionados a este Torneio, que tem por finalidade promover e divulgar o Futebol Feminino na cidade de São Paulo, podendo ceder esses direitos à empresa de marketing esportivo, denominada Equipe SportPromotion & Eventos Ltda., como contrapartida à promoção e a organização do evento.

Parágrafo Único - Caberá ao Departamento de Competições da FPF a organização, realização e elaboração do regulamento e tabela do Torneio.

Art. 3º - O Torneio deverá obedecer, além destas normas, o Regulamento Geral das Competições e o Estatuto da FPF.

DO SISTEMA DE DISPUTA

Art. 4º - O Torneio, com 04 (quatro) participantes, será realizado de 09 à 19 de dezembro de 2012 em 02 (duas) fases, onde cada Equipe jogará 04 (quatro) partidas. As Equipes abaixo relacionadas formam o grupo 01 (um):

Grupo 01

  • Seleção do Brasil
  • Seleção de Portugal
  • Seleção da Dinamarca
  • Seleção do México

Art. 5º – Todas as partidas serão realizadas na cidade de São Paulo, no Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembú).

Primeira Fase

Art. 6º - Na primeira fase, as Equipes jogarão entre si, em turno único, classificando-se para a fase final as 02 (duas) Equipes com o maior número de pontos ganhos, observando-se, caso necessário, os critérios de desempate previstos neste REC.

Parágrafo Único - As 02 (duas) Equipes com o menor número de pontos ganhos, classificam-se para a fase final para a disputa da terceira colocação, observando-se, caso necessário, os critérios de desempate previstos neste REC.

Fase Final

Art. 7º - Na fase final do Torneio, a terceira e a quarta colocada do grupo 01 jogarão entre si em partida única, sagrando-se Terceira Colocada a Equipe que somar o maior número de pontos ganhos, considerados exclusivamente os resultados obtidos nesta fase, observando-se, caso necessário, os critérios de desempate previstos neste REC.

Grupo 02

  • 3ª colocada do grupo 01
  • 4ª colocada do grupo 01

Art. 8º - Na fase final do Torneio, a primeira e segunda colocada do grupo 01 jogarão entre si em partida única, sagrando-se campeã a Equipe que somar o maior número de pontos ganhos, considerados exclusivamente os resultados obtidos nesta fase, observando-se, caso necessário, os critérios de desempate previstos neste REC.

Grupo 03

  • 1ª colocada do grupo 01
  • 2ª colocada do grupo 01

DO CRITÉRIO DE DESEMPATE

Art. 9º - Ocorrendo igualdade em pontos ganhos entre Equipes na primeira fase, aplicam-se sucessivamente, os seguintes critérios técnicos de desempate:

  1. Maior número de vitórias;
  2. Maior saldo de gols;
  3. Maior número de gols marcados;
  4. Menor número de cartões vermelhos;
  5. Menor número de cartões amarelos;
  6. Sorteio público na Sede da Federação Paulista de Futebol.

§1º - Aplicam-se, no caso de igualdade por pontos ganhos na fase final, os critérios do caput deste artigo, até a alínea “C” somente na fase em questão. Persistindo a igualdade, prevalecerá a melhor campanha na somatória de todas as fases do Torneio.

§2º - Entende-se por melhor campanha, para efeitos deste REC, o maior número de pontos ganhos acumulados pela Equipe, seguindo, se necessário, a ordem de critérios de desempate prevista neste REC, considerando-se todas as fases do Torneio.

Art. 10 - Os jogos adiados, interrompidos ou suspensos serão solucionados levando-se em conta os motivos determinantes, de acordo com o Regulamento Geral das Competições da FPF ou por decisão da Justiça Desportiva.

DISPOSIÇÕES FINANCEIRAS

Art. 11 - O preço mínimo do ingresso nos Estádios será de R$ 5,00 (cinco reais).

Art. 12 - As Equipes delegam poderes à FPF para alterar o preço mínimo dos ingressos nos Estádios.

DA INSCRIÇÃO E CONDIÇÃO DE JOGO DAS ATLETAS

Art. 13 – Cada Equipe poderá inscrever no máximo 23 (vinte e três) atletas, através de relação a ser encaminhada ao Departamento de Registro da Federação Paulista de Futebol.

Art. 14 – Será obrigatória a identificação das atletas, antes de cada partida, através do crachá com foto, específico para a identificação das atletas no Torneio.

Art. 15 – Por determinação da FIFA e da CBF, as atletas cumprirão sempre a suspensão automática após advertência com o terceiro cartão amarelo ou após um cartão vermelho.

§ 1º - É de exclusiva responsabilidade das Equipes disputantes do Torneio o controle de contagem do número de cartões amarelos e vermelhos recebidos por suas atletas, para efeito de condição de jogo em cada partida.

§ 2º - Quando uma atleta for advertida com um cartão amarelo e, posteriormente, for expulsa de campo com a exibição direta de cartão vermelho, serão considerados o cartão amarelo e o cartão vermelho.

§ 3º – Quando uma atleta for advertida com um cartão amarelo e, posteriormente, receber o segundo cartão amarelo, com a exibição conseqüente do cartão vermelho, será considerado apenas o cartão vermelho.

Art. 16 - Será nomeado um Comitê Disciplinar para julgar as infrações disciplinares; independente das sanções de competência da Justiça Desportiva, com recurso ao TJD do Estado de São Paulo.

DAS PARTIDAS

Art. 17 – Quando houver coincidência de uniforme, ou seja, camisa, calção e/ou meias, em não havendo acordo entre as Equipes, será feito sorteio.

Parágrafo Único - O árbitro poderá determinar a troca da camisa da goleira, quando esta confundir com o uniforme dos participantes.

Art. 18 – Como medida de ordem administrativa e técnica indispensável à segurança e normalidade da partida, deve ser observado que, no local destinado ao banco de reservas, além da comissão técnica composta por: 01 (um) médico, 01 (um) técnico, 01 (um) preparador físico e 01 (um) massagista poderão permanecer, à critério de cada Equipe, as suas atletas suplentes inscritas.

§1º - Os 04 (quatro) membros da Comissão Técnica, obrigatoriamente, antes de cada partida, sob pena de não participar da mesma, deverão apresentar o documento original ou xerox autenticada do CRM para o médico, do CREF para o preparador físico, e RG para os demais profissionais.

§2º - É obrigatória, para cada Equipe, a presença do médico no local destinado ao banco de reservas, facultado ao médico, se necessário, atuar em favor de ambas as Equipes. Na ausência do médico, a Equipe infratora será julgada pela Justiça Desportiva, a menos que ele atue para ambas as Equipes.

Art. 19 - Todas as partidas terão obrigatoriamente a duração de 90 (noventa) minutos, divididos em 02 (dois) tempos de 45 (quarenta e cinco) minutos, com intervalo de 15 (quinze) minutos.

Art. 20 - Cada Equipe poderá efetuar até 05 (cinco) substituições por partida, sendo 01 (uma) exclusiva para a goleira.

Art. 21 – Cada Equipe, 45 (quarenta e cinco) minutos antes do horário marcado para o início da partida, deverá afixar na porta do seu vestiário e entregar a escalação de suas jogadoras, devidamente assinada pela respectiva capitã, a um dos componentes da equipe de arbitragem (árbitro, árbitros assistentes ou observador).

Art. 22 – A Equipe deverá apresentar-se em campo até 10 (dez) minutos antes do horário marcado para o início da partida e até 02 (dois) minutos antes do horário marcado para o reinício.

Art. 23 - Cada desrespeito aos prazos constantes dos artigos 22º e 23º poderá ensejar a aplicação de multa de US$ 300,00 (trezentos dólares) a Equipe infratora, sem prejuízo de outras sanções aplicáveis pela Justiça Desportiva.

Art. 24 - Cada Equipe deverá perfilar suas jogadoras, até 06 (seis) minutos antes do início da partida, para a execução obrigatória do Hino Nacional de cada Seleção; sob pena da aplicação de multa de US$ 3.000,00 (três mil dólares) a Equipe infratora, sem prejuízo de outras sanções aplicáveis pela Justiça Desportiva.

DA PREMIAÇÃO

Art. 25 – O Departamento de Competições da FPF elaborará instruções específicas no que concerne à entrega de troféus e medalhas do Torneio.

§1º – A Equipe vencedora será entregue o troféu de “CAMPEÔ, a segunda colocada o troféu de “VICE-CAMPEÔ e a terceira colocada o troféu de “TERCEIRA-COLOCADA”.

§2º - As atletas campeãs, vice-campeãs e terceiras colocadas, bem como aos componentes das comissões técnicas destas Equipes, serão entregues medalhas representativas de ouro, prata e bronze respectivamente.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 26 - A Equipe que deixar de comparecer a qualquer partida do Torneio (WO), sofrerá sanções de competência do Comitê Disciplinar.

Art. 27 – As partidas poderão ter suas datas, horários e locais alterados pelo Departamento de Competições da FPF, por solicitação das redes de TVs ou pela Polícia Militar por medida de segurança.

Art. 28 - Os direitos de comercialização das placas de publicidade estática, tapetes e qualquer outra modalidade de material de merchandising nos estádios pertencem à FPF que poderá cedê-los à Equipe  SportPromotion & Eventos Ltda.

Art. 29 - Caso haja 01 (um) ou mais patrocinadores do Torneio, as Equipes participantes, desde já, deverão aceitar e atender as ações por eles propostas.

Art. 30 – A FPF e a Equipe SportPromotion & Eventos Ltda. não se responsabilizam por acidentes com atletas ou dirigentes, antes, durante ou depois de qualquer partida, cabendo as Equipes participantes, providências quanto às condições de aptidão física / clínica de cada atleta para a prática da modalidade.

Art. 31 – Os casos não previstos no presente regulamento, assim como à sua interpretação, serão resolvidos pelo Comitê Disciplinar respeitada a Legislação Esportiva vigente.

São Paulo, 13 de Setembro de 2012.

Cel. Isidro Suita Martinez
Departamento de Competições

Federação Paulista de Futebol.