Santos é campeão do Torneio Internacional Interclubes de Futebol Feminino, em Araraquara

Publicado em 15 janeiro 2011 by doro

O Santos venceu o Foz Cataratas Caixa por 3 a 2, na tarde deste sábado, no estádio Arena da Fonte, em Araraquara (SP), e sagrou-se campeão do Torneio Internacional Interclubes de Futebol Feminino. Os gols do título foram marcados por Angélica, Maurine e Thaís. Gabi e Dai anotaram para a equipe paranaense. O Palmeiras, que derrotou por 3 a 1 o Umea, da Suécia, na preliminar, garantiu a terceira colocação.

O Foz Cataratas tomou a iniciativa no início do primeiro tempo, neutralizando a atacante Marta, do Santos, com a marcação cerrada de três defensoras, e soube partir em velocidade para o ataque em busca do gol de abertura. A estratégia deu certo e, aos 6 minutos, Gabi fez um belo gol ao acertar um chute da intermediária, que passou sobre a goleira Andréia Suntaque.

O time paranaense se manteve superior até a árbitra Katiucia da Mota Lima expulsar Leti, aos 24 minutos. Com superioridade numérica em campo e atrás no placar, o Santos foi para cima do Foz Cataratas e conseguiu o empate aos 33 minutos, em golaço de Angélia. Como Gabi, ela também acertou um lindo chute da intermediária e encobriu a goleira Vivi.

O segundo tempo começou eletrizante, com as duas equipes perdendo chances de gols e as goleiras Vivi e Andréia Suntaque fazendo grandes defesas. O Foz Cataratas virou a contagem, aos 12 minutos, quando Gabi puxou rápido contra-ataque ao se livrar de duas adversárias e tocou para Dai. A atacante chutou e ainda contou com um desvio de Esther para tirar a goleira santista da jogada e desempatar.

Como o resultado não servia. O Foz Cataratas foi para cima do Santos. Tanto que a igualdade voltou ao placar, aos 18 minutos, com a polivalente Maurine. Ela arriscou chute da lateral direita e contou com a ajuda da goleira Vivi. Mal posicionada, ela não chegou a tempo de impedir o gol de empate. A vitória da equipe comandada por Gustavo Feliciano veio aos 39 minutos.

A meia Thais aproveitou rebote na área e só tocou para o fundo do gol para confirmar o título do Santos, que jogou pelo empate para levantar a taça, por ter feito a melhor campanha na primeira fase, em que derrotou Umea por 4 a 2, Palmeiras por 1 a 0 e empatou com o Foz Cataratas em 1 a 1. O time do Paraná, além da igualdade com o alvinegro e com o Palmeiras (1 a 1), derrotou a equipe sueca por 3 a 2.

Angélica, autora de um golaço para o Santos, afirmou que o título foi merecido porque as jogadoras passaram por um período forte de treinamento para a competição promovida pela Sport Promotion e tiveram de se superar durante as três rodadas da fase classificatória, em que terminaram na liderança, e também na decisão deste sábado. “Foi a recompensa pela luta e determinação que tivemos”, disse a defensora santista.

Calor foi adversário – Para a atacante Maurine, autora de um dos gols da equipe santista, o maior adversário foi o forte calor. “A gente tinha consciência de que seria uma partida muito dura. O Foz Cataratas é uma grande equipe, mas conseguimos fazer os gols necessários para a conquista deste título. O calor estava muito forte, mas com garra e força de vontade superamos as dificuldades e vencemos”, enfatizou a ala do Santos.

A capitã do Santos, Marta, embora não tenha feito seu gol ficou muito contente com o resultado. “Este título é muito especial. Porque lutei muito tempo para ficar este período aqui no Santos. Foi uma semana ótima, apesar da maratona da viagem para a Suíça. Tenho poucas oportunidades de jogar no Brasil e por isso tento aproveitar ao máximo quando isso acontece”, garantiu Marta.

O técnico do Santos, Gustavo Feliciano, analisou a partida que deu o título ao seu time. “Começamos a partida com certa dificuldade, errando muitos passes no meio de campo e tomamos o primeiro gol. Depois o nosso time conseguiu se acertar em campo e, após a expulsão da atleta do Foz, começamos a pressionar. No segundo tempo, logo no início, o Foz encaixou um contra-ataque e conseguiu ampliar o placar novamente. Não nos abatemos e a Angélica acertou um belo chute de fora da área, empatando novamente. No final conseguimos fazer o terceiro gol, o que nos deu tranquilidade”, explicou o treinador santista.

Ele ainda destacou o empenho das atletas. “Essa vitória teve um gosto especial, já que nos últimos três jogos não conseguimos vencê-las. As partidas contra o Foz são muito equilibradas, mas conseguimos quebrar esse tabu justo na final. Estou muito feliz com o título e o empenho das atletas”, comemorou Gustavo.

Foz ficou feliz com o vice-campeonato – Gabi, que marcou um dos gols e deu assistência para o segundo do Foz Cataratas, declarou que a segunda colocação acabou sendo um prêmio para a equipe do Paraná, já que é formada em sua maioria por atletas das categorias de base do futebol feminino nacional. “Nós sabíamos das dificuldades que iríamos encontrar nesta partida, justamente pelo fato de o time do Santos estar jogando há muito tempo junto. A expulsão no começo da partida nos atrapalhou um pouco, assim como o forte calor, mas está todo mundo de parabéns”, salientou a camisa 10 do Foz.

O técnico paranaense Gezi Gonçalves saiu feliz com seu time. “Mesmo com a expulsão no primeiro tempo, nosso time este impecável. Estivemos na frente duas vezes e merecíamos uma sorte melhor. A gente sai de cabeça erguida deste torneio, que teve um resultado espetacular”, resumiu.

Assim como no jogo preliminar, as jogadoras do Santos e Foz entraram com uma faixa em solidariedade às vítimas das enchentes na região serrana do Rio de Janeiro.

Musas do Torneio – O Torneio Internacional de Futebol Feminino elegeu oito musas entre as jogadoras das quatro equipes. Dois portais fizeram uma eleição junto a seus internautas. O Araraquara.com elegeu a palmeirense Andréia como a musa da competição, enquanto os internautas do UOL preferiram a santista Maurine, vencedora com 25,30% dos 31.300 votos.

Ficha Técnica

Data: 15/1/2011

Local: Arena da Fonte, em Araraquara (SP)

Santos 3 - 77- Andreia Suntaque; 18 – Janaina , 22 – Angélica e 23- Carol Arruda (7- Pikena); 99 – Maurine, 3- Dani, 4- Joice (21- Raquel), 15 – Ester e 40- Thais; 10 – Marta (capitã) e 9 – Suzana (35- Bia).
Técnico: Gustavo Feliciano

Foz Cataratas Caixa 2 - 1- Vivi; 2 – Paulinha, 3- Marina (capitã), 4- Rafinha (13- Kemily) e 6 – Leti; 5- Tayla, 7- Isa (17- Gi), 8- May, 10- Gabi e 11- Dai; 9 – Debinha (15- Fernanda).
Técnico: Gezi Gonçalves

Gols – Angélica (33 m 1º T), Maurine (18 m 2º T) e Thais (39 m 2º T¨) para o Santos e Gabi (6 m 1º T) e Daí (12 m 2º T) para o Foz Cataratas Caixa.

Cartões amarelos – Leti e Marina(Foz Cataratas Caixa)

Cartão vermelho Letí e Dani

Árbitra : Katiucia da Mota Lima
Assistentes : Renata Ruel e Karine del Bianco Silva

Renda 17.382,00
Público 2.978

Classificação
1- Santos
2- Foz Cataratas Caixa
3- Palmeiras
4- Umea (Suécia)

Resultados

Foz Cataratas Caixa 1 x 1 Palmeiras
Santos 4 x 2 Umea

Santos 1 x 0 Palmeiras
Umea 2 x 3 Foz Cataratas Caixa

Umea 1 x 3 Palmeiras
Santos 1 x 1 Foz Cataratas Caixa

Disputa do 3º lugar – Palmeiras 3 x 1 Umea
Decisão do título – Santos 3 x 2 Foz

Artilheiras:
- Gabi (Foz), Nildinha (Palmeiras) e Hanna Pettersson (Umea) – 3
- Marta, Maurine e Suzana (Santos), Debinha e, Bárbara – 2 gols
-,Bia e Angélica (Santos), Rosana e Formiga (Palmeiras), Sofia Jakobsson, Ogonna Chukwudi e Linda Molin (Umea), Gi e Dai (Foz Cataratas Caixa) – 1 gol

O Torneio Internacional Interclubes de Futebol Feminino foi organizado pela Sport Promotion, com apoio do Grupo Bandeirantes de Comunicação, da Federação Paulista de Futebol e da Confederação Brasileira de Futebol. O patrocínio foi da Bombril.

Mais informações : http://interclubes.sportpromotion.com.br

Roberto Pierantoni – MTb.: 18.194 / Gustavo Lara
E-mail – vinicius@zdl.com.br / gustavo@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica

Comments are closed.

Advertise Here

GALERIA DE IMAGENS

Veja todas as imagens

Advertise Here

Classificação

Equipes Pos.
Santos 1
Foz Cat. 2
Palmeiras 3
Umeå IK 4

Resultados

05/01 - FOZ 1 x 1 PAL
05/01 - SAN 4 x 2 UMEÅ
09/01 - SAN 1 x 0 PAL
09/01 - UMEÅ 2 x 4 FOZ
12/01 - UMEÅ 1 x 3 PAL
12/01 - SAN 1 x 1 FOZ
15/01 - SAN 3 x 2 FOZ
15/01 - PAL 3 x 1 UMEÅ

Twitter

RT @Edu_pontes: @BandsportsTV @folha_com @FoxSports_br @SportPromotion em SP jogadoras do Centro Olímpico Futebol Feminino estão há 5 meses sem salários!
6 years ago
@BandsportsTV @folha_com @FoxSports_br @SportPromotion em SP jogadoras do Centro Olímpico Futebol Feminino estão há 5 meses sem salários!
6 years ago