Categoria | Notícias, Santos

Marta é eleita a melhor jogadora do mundo pela quinta vez consecutiva

Publicado em 10 janeiro 2011 by doro

Com 24 anos de idade e 10 de carreira, Marta atingiu o topo do futebol mundial pela quinta vez consecutiva. A camisa 10 do Santos e seleção brasileira superou as alemãs Fatmire Bajramaj e Birgit Prinz e ficou com o prêmio de melhor jogadora do planeta, em 2010, em cerimônia realizada em Zurique, na Suíça, nesta segunda-feira.

“Alguém me disse que eu tinha de chorar e estou eu aqui chorando de novo. Este foi um ano especial pelo êxito que tive em várias equipes. Ser também eleita embaixadora da ONU foi uma grande honra e quero agradecer, primeiramente a minha família, às minhas companheiras do FC Gold Pride, da Seleção Brasileira e do Santos e às pessoas que trabalham comigo”, afirmou Marta, a maior vencedora da história dos prêmios da FIFA, ao receber o troféu.

Nas 10 edições do prêmio, a alagoana de Dois Riachos, esteve presente em sete – além das cinco ocasiões em que ficou com o primeiro lugar (de 2006 a 2010), ela ainda tem um segundo em 2005 e um terceiro no ano de 2004. Mesmo com tanta experiência na premiação da FIFA, que pela primeira vez aconteceu em conjunto com a Revista France Football, a rainha do futebol não consegue segurar o nervosismo.

“Quero agradecer a Deus por tudo que acontece na minha vida. Primeiro coletivamente e depois individualmente”, acrescentou emocionada a meia atacante brasileira, sendo muito aplaudida pelo público presente em Zurique.

Carreira meteórica - Marta começou a carreira no Vasco, em 2000, aos 14 anos de idade. Após dois anos no Rio de Janeiro, foi para o Santa Cruz, do Recife, onde ficou mais duas temporadas. Na sequência, foi para o Umea, da Suécia, clube que atuou de 2004 a 2009, onde apareceu para o futebol internacional e conquistou duas Copas da UEFA e três campeonatos nacionais.

Em 2010, fez parte do elenco do Los Angeles Sol (EUA), teve breve passagem pelo Santos e voltou aos Estados Unidos, para ser campeã pelo FC Gold Pride. Pela seleção, foi artilheira do Sul-Americano conquistado pelo Brasil, que garantiu vaga para a Copa do Mundo deste ano na Alemanha e para os Jogos Olímpicos da Inglaterra em 2012. “Os meus maiores sonhos na carreira são os títulos da Copa e da Olimpíada”, contou Marta, que já marcou 63 gols em 60 partidas pela seleção e foi vice-campeã mundial em 2007 e olímpica em 2008.

Ela também ficou com a artilharia na campanha do vice-campeonato no Torneio Cidade de São Paulo, realizado em dezembro. Em 2011 assinou contrato de dois meses com o Santos, clube onde levantou a taça da Libertadores 2009, e depois voltará para os Estados Unidos, ainda sem clube definido.

Rainha voltará para o Torneio Interclubes em Araraquara -Nesta quarta-feira Marta voltará ao Brasil e irá direto para Araraquara, onde disputa pelo Santos o Torneio Internacional Interclubes de Futebol Feminino.

O Peixe encara o Foz Cataratas Caixa na quarta-feira, às 22 horas, no jogo de fundo que encerra a fase classificatória da competição. A primeira partida de Marta como a melhor do mundo cinco vezes terá transmissão ao vivo pelas TVs Band e Band Sports.

No domingo, a estrela jogou meio tempo e foi decisiva, com assistência milimétrica para o gol de Suzana, que garantiu a vitória de sua equipe por 1 a 0 diante do Palmeiras. No intervalo do jogo, Marta pegou um helicóptero rumo à Guarulhos (SP), de onde viajou até o local da premiação. Na estréia o Santos havia vencido do Umea, da Suécia, e com 6 pontos ganhos confirmou a classificação para a decisão do torneio, no sábado dia 15, diante do Foz Cataratas Caixa ou Palmeiras.

Marta dá entrevista nesta quarta-feira em Araraquara - Logo depois de chegar a Araraquara, na quarta-feira, Marta concederá entrevista coletiva , a partir das 14 horas, no Gran Hotel Morada do Sol, que fica na Avenida Brasil, 521, no centro da cidade. O hotel hospeda a delegação do Santos durante o Torneio Internacional Interclubes de Futebol Feminino.

Os jornalistas interessados em cobrir a coletiva devem enviar e-mail para vinicius@zdl.com.br, com o nome e função dos profissionais.

Classificação
1- Santos – 6 pontos ganhos (2 J, 2 V, 5 GP, 2 GC, Saldo + 3)
2- Foz Cataratas Caixa – 4 (2 J, 1 V, 1 E, 4 GP, 3 GC, Saldo +1)
3- Palmeiras – 1 (2 J, 1 E, 1 D, 1 GP, 2 GC, Saldo -1)
4- Umea (Suécia) – 0 (2 J, 2 D, 4 GP, 7 GC, Saldo -3)

Artilheiras:
- Suzana (Santos), Debinha (Foz) e Hanna Pettersson (Umea) – 2 gols
- Marta, Maurine e Bia (Santos), Ogonna Chukwudi e Linda Molin (Umea), Gabi e Gi (Foz Cataratas Caixa) e Nildinha (Palmeiras) – 1 gol

Tabela
Foz Cataratas Caixa 1 x 1 Palmeiras
Santos 4 x 2 Umea

Santos 1 x 0 Palmeiras
Umea 2 x 3 Foz Cataratas Caixa

12/01 (19h30) – Umea x Palmeiras (Band Sports)
12/01 (22h) – Santos x Foz Cataratas Caixa (Band e Band Sports)

15/01 (13h30) – Disputa do 3º lugar (Band Sports)
15/01 (16h) – Decisão do título (Band e Band Sports)

Ingressos à venda - Os ingressos do Torneio Internacional Interclubes de Futebol Feminino estão à venda ao valor de R$ 10,00 (setor abaixo das cabines de imprensa) e R$ 5,00 (restante do estádio).

Os interessados podem comprar na bilheteria da Arena da Fonte, de segunda-feira a sábado, das 11 às 17h. Os outros pontos de venda são: Futebol Shop, na rua São Bento 1134 e Di Gaspi, no Shopping Jaraguá, na via Heitor Souza Pinheiro 2270. A entrada do público será concentrada pelo portão principal do estádio.

O Torneio Internacional Interclubes de Futebol Feminino é organizado pela Sport Promotion, com apoio do Grupo Bandeirantes de Comunicação, da Federação Paulista de Futebol e da Confederação Brasileira de Futebol. O patrocínio é da Bombril.

Credenciamento - Os veículos de comunicação interessados em fazer a cobertura do Torneio Interclubes de Futebol Feminino devem enviar seus pedidos para a ZDL, pelo e-mail vinicius@zdl.com.br, definindo o nome e função dos profissionais.

As credenciais e coletes, aprovadas pela assessoria de imprensa, serão entregues na Arena da Fonte, antes dos jogos, na entrada da sala de imprensa. As credenciais não serão nominais. Portanto, os veículos que tiverem rodízio de seus profissionais precisam credenciar apenas o número de jornalistas com a respectiva função.

Vinícius Cabral – Mtb.: 47.121
E-mail – vinicius@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica

Foto – Marta disputa o Torneio Interclubes, em Araraquara. Crédito: Bruno Miani / ZDL

Comments are closed.

Advertise Here

GALERIA DE IMAGENS

Veja todas as imagens

Advertise Here

Classificação

Equipes Pos.
Santos 1
Foz Cat. 2
Palmeiras 3
Umeå IK 4

Resultados

05/01 - FOZ 1 x 1 PAL
05/01 - SAN 4 x 2 UMEÅ
09/01 - SAN 1 x 0 PAL
09/01 - UMEÅ 2 x 4 FOZ
12/01 - UMEÅ 1 x 3 PAL
12/01 - SAN 1 x 1 FOZ
15/01 - SAN 3 x 2 FOZ
15/01 - PAL 3 x 1 UMEÅ

Twitter

RT @Edu_pontes: @BandsportsTV @folha_com @FoxSports_br @SportPromotion em SP jogadoras do Centro Olímpico Futebol Feminino estão há 5 meses sem salários!
6 years ago
@BandsportsTV @folha_com @FoxSports_br @SportPromotion em SP jogadoras do Centro Olímpico Futebol Feminino estão há 5 meses sem salários!
6 years ago