Categoria | Notícias

Umea aposta em yoga e meditação no Torneio Internacional de Futebol Feminino

Publicado em 10 janeiro 2011 by doro

A equipe sueca do Umea, uma das participantes do Torneio Internacional Interclubes de Futebol Feminino, que está sendo realizado desde o dia 5, na Arena da Fonte, em Araraquara, aposta no trabalho de uma profissional não muito conhecida aqui no Brasil, a mental coach. O trabalho consiste em desenvolver, por meio de yoga e meditação, o controle da mente e corpo das atletas para ocasiões de pressão e adversidade durante os jogos.

Segundo a psicóloga Madelene Sundberg, mental coach do Umea, a yoga ajuda no controle emocional das jogadoras na hora da partida. “Fazemos uma sessão em grupo por semana, com duração de aproximadamente 1h30min, onde as atletas exercitam a mente e o corpo por meio de atividades relaxantes. Acreditamos neste processo, pois sabemos que muitas delas, quando estão em campo, sofrem pressão e precisam saber lidar com este sentimento. Por meio da yoga e meditação, elas aprendem a controlar os impulsos e a superar obstáculos com inteligência”, explica.

Além da sessão semanal, as atletas recebem a recomendação de praticar alguns exercícios individualmente em casa, todos os dias, por cerca de 30 minutos. “Não obrigamos as jogadoras a praticarem todos os dias, mesmo porque algumas delas não gostam e precisamos respeitar isso. Mas a maioria aceita o desafio e aprova esta medida”, enfatiza Madelene. Durante o torneio, em Araraquara, as jogadoras fizeram yoga diariamente, uma hora pela manhã. Além disso, aproveitaram também o verão em Araraquara para relaxar na piscina do hotel, pois chegaram do intenso inverno europeu.

Para o técnico do Umea, Joakim Blomqvist, o trabalho da mental Coach é tão importante quanto a parte física e tática. “Sabemos que no futebol é essencial treinar a parte física e tática, mas acreditamos que para o perfeito aproveitamento das atletas em campo é preciso trabalhar a mente e o equilíbrio do corpo. Em uma situação de pressão, quando a atleta sente medo, a yoga e meditação são de extrema importância, pois conhecendo a si mesma a confiança aumenta e a probabilidade de sucesso ao final da partida é maior”, explica.

Estrutura técnica do Umea - O staff do Umea é composto pelo treinador, dois assistentes, roupeiro, fisioterapeuta, diretor de marketing, psicólogo e mental coach. Durante a pré-temporada, a equipe sueca pratica dez sessões de treinamento: duas de musculação, duas de corrida, uma de yoga e meditação e cinco no campo, com bola.

O calendário da equipe é parecido com o dos times masculinos aqui no Brasil. Elas jogam geralmente duas vezes por semana na temporada regular. “Atualmente o calendário faz com que as jogadoras tenham de se esforçar mais fisicamente. Por isso é essencial o trabalho mental da yoga e meditação, juntamente com o psicólogo. Hoje as atletas entendem que, com o equilíbrio do corpo junto com a mente, as possibilidades de vitória são muito maiores”, explica Joakim Blomqvist.

Anos de aprendizado com Marta, a melhor do mundo- Entre 2004 e 2009, as jogadoras do Umea tiveram a oportunidade de conviver com a brasileira Marta, premiada quatro vezes consecutivas como a melhor jogadora do mundo pela FIFA. Em 103 partidas disputadas com a camisa do time sueco, Marta anotou 111 gols, o que corresponde a uma média superior a um gol por jogo.

Para Maria Bergkvist, atual assistente técnica do Umea e que jogou com a brasileira na época, conviver com ela foi um aprendizado extraordinário. “Quando a Marta começou a treinar conosco, precebemos que era uma jogadora diferente. Ela sempre queria vencer, não importava se era treino ou jogo. Esse tempo de convivência foi importante tanto para a gente quanto para ela, pois a jogadora brasileira tem a característica de jogar individualmente e no Umea Marta aprendeu a trabalhar em equipe. Isso ajudou bastante no seu desenvolvimento. Hoje vejo ela jogar em equipe, o que me deixa muito feliz”, comemora.

Um dos melhores times europeus – O Umea é considerado um dos melhores times da Europa. A equipe venceu a Copa da UEFA nas temporadas de 2002/2003 e 2003/2004, foi vice em vice-campeão em 2001/2002, 2006/2007 e 2007/2008 e tem sete títulos nacionais (2000, 2001, 2002, 2005, 2006, 2007 e 2008). No Torneio Internacional Interclubes em Araraquara, o time sueco ainda não venceu. Perdeu para o Santos na estréia por 4 a 2 e para o Foz Cataratas Caixa, no domingo, por 3 a 2. Na quarta-feira, dia 12, abre a rodada diante do Palmeiras, às 19h30. No jogo de fundo, às 22 horas, o Santos pega o Foz Cataratas Caixa.

Na terça-feira, dia 11, as quatro equipes que participam do torneio treinarão nos seguintes locais: o Umea realizará atividades no Pinheirinho, às 10h30; o Foz Cataratas Caixa treinará no Jardim Botânico, às 16h30; o Santos no Clube Araraquarense, às 16h; e o Palmeiras realizará atividades no Jardim Botânico, às 18h30.

Classificação
1- Santos – 6 pontos ganhos (2 J, 2 V, 5 GP, 2 GC, Saldo + 3)
2- Foz Cataratas Caixa – 4 (2 J, 1 V, 1 E, 4 GP, 3 GC, Saldo +1)
3- Palmeiras – 1 (2 J, 1 E, 1 D, 1 GP, 2 GC, Saldo -1)
4- Umea (Suécia) – 0 (2 J, 2 D, 4 GP, 7 GC, Saldo -3)

Artilheiras:
- Suzana (Santos), Debinha (Foz) e Hanna Pettersson (Umea) – 2 gols
- Marta, Maurine e Bia (Santos), Ogonna Chukwudi e Linda Molin (Umea), Gabi e Gi (Foz Cataratas Caixa) e Nildinha (Palmeiras) – 1 gol

Tabela
Foz Cataratas Caixa 1 x 1 Palmeiras
Santos 4 x 2 Umea

Santos 1 x 0 Palmeiras
Umea 2 x 3 Foz Cataratas Caixa

12/01 (19h30) – Umea x Palmeiras (Band Sports)
12/01 (22h) – Santos x Foz Cataratas Caixa (Band e Band Sports)

15/01 (13h30) – Disputa do 3º lugar (Band Sports)
15/01 (16h) – Decisão do título (Band e Band Sports)

Ingressos à venda - Os ingressos do Torneio Internacional Interclubes de Futebol Feminino estão à venda ao valor de R$ 10,00 (setor abaixo das cabines de imprensa) e R$ 5,00 (restante do estádio).

Os interessados podem comprar na bilheteria da Arena da Fonte, de segunda-feira a sábado, das 11 às 17h. Os outros pontos de venda são: Futebol Shop, na rua São Bento 1134 e Di Gaspi, no Shopping Jaraguá, na via Heitor Souza Pinheiro 2270. A entrada do público será concentrada pelo portão principal do estádio.

O Torneio Internacional Interclubes de Futebol Feminino é organizado pela Sport Promotion, com apoio do Grupo Bandeirantes de Comunicação, da Federação Paulista de Futebol e da Confederação Brasileira de Futebol. O patrocínio é da Bombril.

Credenciamento - Os veículos de comunicação interessados em fazer a cobertura do Torneio Interclubes de Futebol Feminino devem enviar seus pedidos para a ZDL, pelo e-mail vinicius@zdl.com.br, definindo o nome e função dos profissionais.

As credenciais e coletes, aprovadas pela assessoria de imprensa, serão entregues na Arena da Fonte, antes dos jogos, na entrada da sala de imprensa. As credenciais não serão nominais. Portanto, os veículos que tiverem rodízio de seus profissionais precisam credenciar apenas o número de jornalistas com a respectiva função.

Mais informações : http://interclubes.sportpromotion.com.br

Gustavo Lara
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica

1 Comments For This Post

  1. Bella Says:

    “O staff do Umea é composto pelo treinador, dois assistentes, roupeiro, fisioterapeuta, diretor de marketing, psicólogo e mental coach”

    todos os times daqui deveriam ter uma equipe dessa e mais profissionais!!!
    Parabéns ao time do Umea!!! Só não entendo pq a Ramona não está jogando, pois ela é a melhor do time.

Advertise Here

GALERIA DE IMAGENS

Veja todas as imagens

Advertise Here

Classificação

Equipes Pos.
Santos 1
Foz Cat. 2
Palmeiras 3
Umeå IK 4

Resultados

05/01 - FOZ 1 x 1 PAL
05/01 - SAN 4 x 2 UMEÅ
09/01 - SAN 1 x 0 PAL
09/01 - UMEÅ 2 x 4 FOZ
12/01 - UMEÅ 1 x 3 PAL
12/01 - SAN 1 x 1 FOZ
15/01 - SAN 3 x 2 FOZ
15/01 - PAL 3 x 1 UMEÅ

Twitter

RT @Edu_pontes: @BandsportsTV @folha_com @FoxSports_br @SportPromotion em SP jogadoras do Centro Olímpico Futebol Feminino estão há 5 meses sem salários!
6 years ago
@BandsportsTV @folha_com @FoxSports_br @SportPromotion em SP jogadoras do Centro Olímpico Futebol Feminino estão há 5 meses sem salários!
6 years ago